Saúde bucal realiza mais de 100 mil procedimentos

Departamento odontológico realiza atendimento primário em 18 unidades

Saúde bucal realiza mais de 100 mil procedimentos

SAÚDE

  

"A saúde começa pela boca". Esse ditado é levado a sério pela Secretaria Municipal de Saúde. Nas 18 unidades básicas de saúde (UBS), dentistas e auxiliares realizam o atendimento primário da população, contando com o apoio de equipes de saúde da família.

Esse é o primeiro contato do paciente com o serviço e, pelos números apresentados, a equipe tem trabalhado arduamente. Neste ano, de janeiro a novembro, já foram realizados 100.899 procedimentos odontológicos.

ESPECIALIDADES

No CEO – Centro de Especialidades Odontológicas, que realiza procedimentos complexos, como cirurgias, tratamentos de canal, próteses, entre outros, o número de procedimentos de janeiro a novembro é expressivo: 18.890.

Outro serviço de destaque prestado este ano foi o de próteses, com uma média de 80 pacientes atendidos mensalmente. A coordenadora Karina lembra que a equipe não mede esforços para evitar que um paciente perca um dente e que a prótese é uma alternativa para melhorar a mastigação e a qualidade de vida.

COBERTURA  

O resultado deste trabalho, segundo a coordenadora de Saúde Bucal, Karina Câmara Fernandes, deve-se ao empenho da equipe composta por cerca de 70 profissionais, entre dentistas, auxiliares e estagiários. Os números expressivos colocam Fernandópolis entre os municípios brasileiros com a maior cobertura de serviços odontológicos, atingindo 92% da população.

"Nosso objetivo é sempre perseguir os 100%", afirma Karina, que possui mais de 30 anos de experiência no SUS – Sistema Único de Saúde. Segundo ela, a demanda aumenta porque a cidade cresce, e o trabalho consiste em adequar as equipes, delimitar territórios e atender às necessidades crescentes.

PLANEJAMENTO E AÇÕES PREVENTIVAS

Entre as medidas adotadas estão as visitas domiciliares de dentistas e agentes de saúde. A coordenadora explica que, in loco, é possível conhecer a realidade das famílias, suas condições econômicas, hábitos de escovação, tipo de alimentação, entre outros fatores. Isso inclui a assistência a pessoas acamadas que não conseguem realizar a higiene bucal sozinhas. "Conhecer esta realidade facilita nosso planejamento e nos permite entender a necessidade de cada local", diz Karina.

As crianças das escolas de Fernandópolis são um público-alvo importante para a saúde bucal, com programas de incentivo à escovação e tratamentos preventivos. A campanha tem como lema "prevenção e promoção da saúde".

Esse lema também se aplica às gestantes, que recebem atenção especial do programa de saúde bucal. A determinação é que todas as mulheres que realizam o pré-natal nas Unidades Básicas de Saúde sejam examinadas por um dentista pelo menos uma vez durante a gestação. Além do atendimento, recebem orientações para cuidar da dentição do futuro bebê. Outro destaque é o Programa Fila Zero em Odontologia, onde foram realizados mutirões de atendimento odontológico aos sábados nas unidades do CAIC, Paraíso e Santa Bárbara, para diminuir a demanda reprimida.

REUNIÃO

Na reunião realizada nesta sexta-feira, 12, na prefeitura, os profissionais de saúde foram informados de que, no próximo ano, vários cursos de capacitação estão programados, incluindo temas como: prescrição farmacológica em odontologia, orientação jurídica e biossegurança (procedimentos para evitar a transmissão de doenças e contaminações em pacientes e profissionais).