Transporte público de Fernandópolis teve 30 mil passageiros em fevereiro

Isso ocorreu com a substituição de um serviço precário por um transporte moderno, seguro e mais confortável para a população

Transporte público de Fernandópolis teve 30 mil passageiros em fevereiro

TRÂNSITO

 

Estatísticas da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte apontam que, no mês de fevereiro de 2026, os novos ônibus que realizam o transporte público gratuito no município registraram cerca de 30 mil passageiros.

 

Os micro-ônibus atualmente em operação são novos, equipados com ar-condicionado, wi-fi e rampa de acessibilidade para cadeirantes, o que garante mais conforto e inclusão. A gratuidade do serviço marca a transição de um modelo antigo, considerado precário, para um sistema mais seguro para a população.

 

Após anos de reivindicações da população por melhorias, a Administração Municipal iniciou, em 2025, estudos para a substituição das empresas responsáveis pelo transporte coletivo. Ao final do mesmo ano, uma nova empresa foi apresentada e, já em janeiro de 2026, iniciou suas atividades.

 

A rede também foi ampliada para atender estudantes da Universidade Brasil e da Unifef. A Secretaria Municipal de Gestão, através da Fiscalização de Contratos, segue acompanhando de perto a prestação dos serviços, assegurando o cumprimento das normas vigentes.

 

Os veículos contam com 22 assentos e capacidade para até 20 passageiros em pé, conforme critérios técnicos da NBR 15570/2021, que estabelece parâmetros de lotação com base na área livre disponível no interior dos coletivos.

 

Agora, passados os primeiros meses de atuação da empresa no município e diante da forte adesão da população ao novo formato do transporte coletivo, a Administração Municipal estuda a ampliação da frota, bem como a expansão das rotas, já que o primeiro levantamento foi realizado com base na demanda anterior.