Saúde intensifica ações contra ISTs e foco no Planejamento Familiar

No Fevereiro Bronze, a prevenção continua sendo o melhor remédio, destaca a Secretaria de Saúde

Saúde intensifica ações contra ISTs e foco no Planejamento Familiar

PREVENÇÃO

 

Com a chegada do Carnaval, a Prefeitura de Fernandópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reforça as ações do “Fevereiro Bronze”. A campanha, realizada em parceria com o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde, foca na prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e na conscientização sobre o planejamento familiar.

O município registra anualmente cerca de 600 gestações, muitas delas indesejadas e ocorridas durante o período carnavalesco. Durante todo o ano, a Secretaria de Saúde realiza palestras nas escolas, orientando as adolescentes quanto à prevenção e distribui gratuitamente preservativos masculinos e femininos, que estão disponibilizados nas Unidades de Saúde da Família.

PLANEJAMENTO FAMILIAR

A Secretaria de Saúde de Fernandópolis também trabalha para o planejamento familiar. Constantemente, homens e mulheres, por iniciativa própria, procuram as unidades de saúde buscando informações sobre como realizar a vasectomia (homens) e a laqueadura (mulheres).

São moradores que já constituíram família, têm vários filhos e querem evitar a gravidez. O município oferece esse tipo de atendimento, que começa com a consulta em uma unidade de saúde.

E com as visitas domiciliares das equipes de Saúde da Família, que orientam os moradores sobre o planejamento familiar e a utilização de contraceptivos — como DIU, anticoncepcionais e preservativos —, todos oferecidos pela rede pública.

Outra ação que acontece o ano todo é a visita a empresas de Fernandópolis. Os trabalhadores são abordados e as equipes mostram a importância da prevenção. Testes rápidos de HIV são realizados e os funcionários são convidados a realizar exames preventivos de câncer.

CENÁRIO ESTADUAL E NACIONAL

O estado de São Paulo registrou queda de 9% na gravidez na adolescência nos últimos anos. No âmbito federal, a Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência, agora em fevereiro, reforça a “Prevenção Combinada” como prioridade máxima.