Fernandópolis registra queda nos casos de dengue e inicia vacinação dos agentes de saúde
160 agentes estiveram no auditório da Prefeitura
SAÚDE
O auditório do Paço Municipal recebeu, na manhã desta sexta-feira (13), um importante evento que marcou o encerramento do mutirão de combate à dengue e o início da vacinação dos agentes comunitários de saúde e de endemias.
O Ministério da Saúde iniciou, nesta semana, a vacinação contra a dengue voltada aos profissionais da Atenção Primária. Em Fernandópolis, a imunização contemplou os agentes que atuam diretamente nas residências, realizando vistorias e orientando a população sobre prevenção e combate ao mosquito transmissor.
O secretário municipal de Saúde, José Martins, destacou e agradeceu o empenho das equipes. “Vocês estiveram na linha de frente. Hoje, a vacinação é destinada àqueles que batem de porta em porta, visitam as pessoas, mobilizam a população e oferecem toda a orientação. Nosso agradecimento a todos que estão aqui”, afirmou.
Durante o mutirão, 32 mil imóveis foram vistoriados no município. O prefeito João Paulo Cantarella, acompanhado do vice-prefeito Marcos Mazeti, também participou do evento. Em seu pronunciamento, relembrou as ações de zeladoria realizadas ao longo do ano passado, que contribuíram para a redução expressiva dos casos de dengue.
Segundo dados apresentados, o município saiu de 3.251 casos registrados em janeiro do ano passado para 31 casos confirmados neste ano. “Foi um trabalho conjunto, e reconhecemos todo o esforço de vocês. No ano passado, por meio do programa Cidade Limpa, recolhemos 900 toneladas de resíduos, o que também auxiliou na diminuição dos casos. Sabemos que ainda há muito a ser feito, mas seguimos empenhados em avançar cada vez mais. Obrigado pelo trabalho de cada um que não mediu esforços para que esses números diminuíssem”, declarou o prefeito.
Além da Ouvidoria Municipal, a Secretaria Municipal de Saúde passou a contar com uma ouvidoria própria. De acordo com a equipe, diversos munícipes entraram em contato para elogiar a atuação dos agentes durante os 30 dias de mutirão.
Ao final do evento, foi realizada a vacinação dos profissionais. A vacina, desenvolvida pelo Instituto Butantan, é de dose única, tetravalente e 100% nacional. Em breve, o imunizante também estará disponível para a população.
Também participaram os vereadores Jeferson da Unifef e Carlos Cabral e o presidente do Sindicato dos Servidores, Claudinei Senha.