Administração Municipal apresenta balanço do primeiro mês de governo

Em coletiva de imprensa, foram destacadas as principais ações, situação da represa Beira Rio e o futuro da Expo Fernandópolis

Administração Municipal apresenta balanço do primeiro mês de governo

COLETIVA

       

Administração Municipal apresenta balanço do primeiro mês de governo

 

Em coletiva de imprensa, foram destacadas as principais ações, situação da represa Beira Rio e o futuro da Expo Fernandópolis

 

Na última segunda-feira (03), o auditório da Prefeitura Municipal foi palco da coletiva de imprensa que marcou o primeiro mês da nova gestão. O evento contou com a participação do prefeito João Paulo Cantarella, do vice-prefeito Marcos Mazeti, vereadores e secretários municipais, que apresentaram um balanço das ações realizadas até o momento.

 

A primeira secretaria a se pronunciar foi a Secretaria da Fazenda, representada pelo secretário José Carlos Roda. Entre os temas abordados, destacaram-se o pagamento dos professores celetistas, os vencimentos dos servidores terceirizados, além dos desafios financeiros herdados de gestões anteriores e os gastos previstos para os próximos meses.

 

Na sequência, o secretário Ari Okiama, à frente da Secretaria Municipal de Recursos Humanos, destacou que a administração tem convocado regularmente servidores efetivos aprovados em concurso público. Como resultado, o número de cargos comissionados será reduzido para abrir mais espaço para contratações efetivas. O prefeito reforçou que as nomeações seguem acontecendo semanalmente. “Já são muitos profissionais chamados, e agora também contaremos com uma fisioterapeuta para atender na UBS de Brasitânia”, anunciou.

 

Antes da apresentação do balanço da Secretaria Municipal de Obras, Infraestrutura, Habitação e Urbanismo, Cantarella fez questão de ressaltar a precariedade na qual os prédios públicos foram encontrados pela nova administração. “Nos deparamos com uma infraestrutura municipal em péssimo estado. O prédio da Prefeitura, que é relativamente novo, estava em condições preocupantes. Além disso, mais de 60% dos prédios públicos não possuem alvará do Corpo de Bombeiros. A situação das vias públicas e da limpeza urbana também era extremamente precária. Resolver tudo isso não é algo que acontece da noite para o dia”, afirmou o prefeito.

 

Ao longo do mês de janeiro, a Secretaria de Obras, em parceria com o Almoxarifado Municipal, promoveu a limpeza de todas as UBS, as principais avenidas da cidade, além da manutenção e limpeza de escolas municipais, praças e prédios públicos. Segundo o secretário da pasta, Mateus Paulique, uma parceria importante foi firmada com a Sabesp para aquisição de massa asfáltica. A ausência de uma ata de compra deveria ter sido feita anteriormente, impossibilita a realização dos serviços de tapa-buraco.

 

 O prefeito Cantarella complementou afirmando que a administração precisou buscar alternativas emergenciais para a recuperação das vias públicas. “Tivemos que recorrer a uma solução utilizada no passado, no governo de Rui Okuma, que é o solo-cimento – uma mistura de areia e terra utilizada no tapa-buracos. Essa é uma medida temporária para evitar que os buracos fiquem expostos, até conseguirmos a aquisição de massa asfáltica”, explicou.

 

Durante a coletiva, também foi anunciada a construção de banheiros na Represa Beira Rio, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Obras, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e a Sabesp. A iniciativa está em fase de estudos e deve ser concretizada em breve.

 

Na área da Saúde, o secretário José Martins Pinto Neto apresentou um balanço das ações realizadas, com destaque para o combate à dengue. Além disso, abordou a questão da superlotação da UPA, destacando que a abertura das UBSs para atendimento aos casos de dengue aos finais de semana resultou em uma diminuição da demanda na unidade de pronto atendimento.

 

A última pasta a se apresentar foi a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, representada pela secretária Silmara Teixeira. Durante sua fala, foram abordadas as ações realizadas em janeiro, os convênios assinados, as parcerias firmadas e os projetos futuros da área.

 

Expo Fernandópolis

 

Questionado sobre a Expo Fernandópolis, Cantarella se manifestou sobre a decisão do Tribunal de Justiça, que devolveu o comando do evento à empresa que anteriormente o administrava. O prefeito reforçou que respeita a decisão judicial.

 

“É uma decisão que deve ser cumprida e, do ponto de vista legal, a rescisão contratual foi acertada. Mas agora a questão está nas mãos da Justiça. Vamos apresentar todas as circunstâncias ao Judiciário para que o impasse seja resolvido. Essa ação não tem motivação política; nosso objetivo é garantir que a exposição aconteça e que seja um evento mais popular. A festa tem que ser realizada, seja com a Prefeitura passando as informações ou com o empresário que retomou o direito de promovê-la”, afirmou Cantarella.

 

    

SECOM - Secretaria de Comunicação de Fernandópolis

  1. Porto Alegre, 350 (Paço Municipal)

(3465-0150)