Secretário e contadores debatem nota fiscal nacional

Fazenda e contabilistas de Fernandópolis se organizam na adoção da nota fiscal eletrônica nacional, obrigatória a partir de janeiro

Secretário e contadores debatem nota fiscal nacional

REFORMA TRIBUTÁRIA

 

Em reunião no gabinete da Prefeitura de Fernandópolis, realizada nesta terça-feira, 2, o Secretário Municipal da Fazenda, José Carlos Roda, se reuniu com os contabilistas representantes dos escritórios contábeis do município, para tratar de assuntos referentes à Reforma Tributária em curso, e especialmente quanto à adoção da nota fiscal eletrônica nacional, cuja vigência obrigatória começa no dia 1° de janeiro de 2026.

Entre os presentes, estavam o presidente da associação de classe dos contadores, José Roberto Alvarenga, e o assessor tributário Edilson Pereira de Godoy.

A atual Reforma Tributária em curso no Brasil começou a partir da Emenda Constitucional nº 132 e Leis Complementares subsequentes (como a Lei Complementar nº 214/2025). Ela está promovendo a padronização nacional das notas fiscais eletrônicas.

A Reforma Tributária, segundo explica o Secretário Roda, pode produzir mudanças e adequações paulatinas no sistema de controle tributário até o ano de 2033.