Em cerimônia, UNIFEF celebra reconhecimento como Centro Universitário
Autorização do MEC garante mais autonomia acadêmica e fortalece o ensino superior no município
EDUCAÇÃO
Em cerimônia realizada na manhã desta sexta-feira (30), o Centro Universitário de Fernandópolis, a antiga FEF, passou oficialmente a ser reconhecido como Centro Universitário após autorização do Ministério da Educação (MEC), representando um salto transformador para a instituição e para o município.
Representando o Poder Executivo, o secretário municipal de Saúde, professor José Martins, participou do evento e reforçou a forte parceria entre a instituição de ensino e a Prefeitura, especialmente nas áreas de formação acadêmica e ações conjuntas em benefício da população.
A cerimônia foi conduzida pelo presidente da instituição, Ocimar Castro. Na ocasião, o auditório da UNIFEF foi reinaugurado e passou a se chamar “Auditório Deputado Federal Dr. Fausto Ruy Pinato”, em homenagem ao parlamentar, um dos principais articuladores do processo que resultou na elevação da fundação ao Centro Universitário.
Em seu discurso, o deputado destacou a importância da iniciativa e o desenvolvimento educacional. “Quem tem que cuidar do nosso quintal somos nós mesmos”, afirmou. O parlamentar também anunciou a intenção de instituir um polo tecnológico de alcance internacional, por meio de parcerias no exterior, focado na formação de mão de obra especializada em tecnologia de ponta.
Os vereadores Carlos Cabral e Jeferson da FEF, que também são docentes da instituição, participaram do evento e destacaram a luta e o empenho coletivo para que a FEF alcançasse esse novo patamar institucional.
O promotor de Justiça Marcelo Francischetti relembrou, em seu pronunciamento, uma antiga interpretação da sigla FEF como “Fernandópolis é Forte”. Ao parafrasear a expressão, afirmou: “Com união, Fernandópolis é forte”.
Com o reconhecimento como Centro Universitário, a instituição passa a contar com maior autonomia acadêmica e administrativa, podendo criar e ampliar cursos de graduação e pós-graduação, investir em pesquisa e extensão e fortalecer ainda mais sua contribuição para o desenvolvimento educacional, social e econômico da região.
Também participaram do evento os vereadores Rosana Arouca, Daniel Domênicis, Baroni e Janaína, além de autoridades, docentes, alunos e convidados.