Ação da Prefeitura identifica e orienta pessoas em situação de rua na praça central

Durante a ação, foram ofertados serviços de acompanhamento e realizadas articulações

Ação da Prefeitura identifica e orienta pessoas em situação de rua na praça central

SOCIAL 

 

As equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), realizaram, na manhã desta terça-feira (27), uma ação de busca ativa in loco na praça central da cidade. A iniciativa teve como objetivo a identificação e abordagem de pessoas em situação de rua.

 

Durante a ação, a equipe promoveu articulação com a rede socioassistencial e intersetorial, estabelecendo contato com o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e com a Pastoral da Sobriedade, com o intuito de viabilizar possibilidades de acompanhamento e apoio, especialmente no cuidado em saúde mental.

 

Também foi ofertado o acompanhamento pelo Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), além de orientações sobre os serviços disponíveis na rede de assistência social, com a entrega de material informativo.

 

A equipe registrou ainda que moradores e comerciantes do entorno manifestaram queixas em relação à permanência de pessoas em situação de rua na praça, solicitando providências por parte do poder público. Em resposta, a Secretaria esclarece que as intervenções devem respeitar os direitos humanos, a dignidade da pessoa humana e os princípios da Política de Assistência Social, priorizando ações de proteção, acompanhamento e articulação em rede, não sendo cabíveis medidas coercitivas ou de caráter punitivo.

 

O caso seguirá em acompanhamento, conforme avaliação técnica e a adesão dos usuários aos serviços ofertados.