Pacus de grande porte aumentam expectativa para o 2º Festival de Pesca na Represa
Pelo menos cinco pacus de aproximadamente 50 centímetros foram soltos na represa e prometem movimentar ainda mais a pescaria neste dia 22 de maio
CULTURA NOTÍCIA
Fernandópolis já vive a expectativa para mais uma grande edição do 2º Festival de Pesca na Represa Beira-Rio, que será realizado nesta sexta-feira, dia 22 de maio de 2026, dentro das comemorações dos 87 anos do município.
Ao todo, a represa recebeu quase 3 toneladas de peixes vivos, entre tilápias e pacus, em diferentes portes, reforçando ainda mais o ambiente pesqueiro para o Festival deste ano.
E uma novidade pode chamar a atenção de pescadores e visitantes: durante o processo de soltura de peixes realizado pela Prefeitura Municipal de Fernandópolis, foram identificados e inseridos na represa pelo menos cinco pacus de aproximadamente 50 centímetros de comprimento, peixes de grande porte que certamente aumentam ainda mais a expectativa para a pescaria.
Agora fica a pergunta: quem será que vai conseguir fisgar esse gigante?
Além da soltura dos peixes, a Prefeitura reforça que a represa passou por preparação e acompanhamento constante para o Festival.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente também realizou a verificação da qualidade da água, apontando que ela se encontra em perfeitas condições para a prática da pesca e para o consumo dos peixes capturados. Durante o período de preservação, os peixes foram alimentados regularmente com ração, recebendo manejo e cuidado para fortalecimento do ambiente aquático.
Com isso, os peixes seguem se desenvolvendo, crescendo e fortalecendo a vida na represa, que está preparada para receber pescadores, visitantes e turistas de Fernandópolis e toda a região.
A Prefeitura também destaca que a Represa Beira-Rio está limpa, organizada, equipada com banheiros e pronta para receber a população com segurança e lazer, consolidando-se cada vez mais como um importante espaço turístico, ambiental e de convivência familiar do município.
A pesca será liberada oficialmente e de forma livre a partir das 7 horas da manhã, conforme estabelece o Decreto Municipal nº 10.186/2026. A população poderá pescar ao longo de todo o dia e levar para casa os peixes capturados, observadas as regras estabelecidas para o evento. Será permitida exclusivamente a pesca com vara, molinete ou carretilha, permanecendo proibido o uso de redes, tarrafas ou qualquer prática de pesca predatória.
O evento seguirá ao longo de todo o dia, reunindo lazer, turismo, convivência familiar e o fortalecimento da relação da população com um dos principais cartões-postais naturais da cidade.
ALERTA MUITO IMPORTANTE À POPULAÇÃO
A organização faz um reforço especial de segurança para todos os participantes:
MUITO CUIDADO COM O LINHÃO DE ENERGIA EXISTENTE NAS PROXIMIDADES DA REPRESA.
É fundamental que pescadores e visitantes:
- mantenham distância segura da área do linhão;
- jamais arremessem linhas, varas ou qualquer equipamento de pesca na direção do linhão;
- evitem aproximação com materiais metálicos elevados;
- redobrem a atenção com crianças e familiares próximos ao local.
O contato entre linhas de pesca, varas e rede elétrica pode provocar choques graves, acidentes fatais e situações de extremo risco.
A orientação é clara: fique longe do linhão. Segurança vem em primeiro lugar.
A Prefeitura Municipal convida toda a população para viver mais um grande momento de lazer, turismo e convivência familiar na Represa Beira-Rio.
Neste dia 22 de maio, Fernandópolis pesca, celebra e vive mais um capítulo importante do aniversário da cidade.
Será que o grande pacu de 50 centímetros vai aparecer no seu anzol?
CULTURA NOTÍCIA
Secretaria Municipal de Cultura e Turismo
[email protected]
(17) 3442-3797