Programa ‘Saúde na Escola’ é destaque na rede municipal de Educação

Cerca de 6.000 mil kits de higiene bucal estão sendo distribuídos para as crianças

Programa ‘Saúde na Escola’ é destaque na rede municipal de Educação

Desde o ano passado, o ‘Programa Saúde na Escola e o Programa Crescer Saudável’ trabalham um novo ciclo por meio de uma parceria das secretarias municipais de Educação e Saúde nas escolas da rede municipal, tendo como objetivo promover a saúde e educação integral das crianças.

Dentro do ‘Saúde na Escola’ também é desenvolvido o Programa ‘Crescer Saudável’, que visa fortalecer as ações de alimentação saudável e atividade física com enfoque em prevenção e tratamento da obesidade infantil, cujos dados indicam aumento significativo durante a Pandemia do COVID-19.

Durante o ano de 2021 as atividades foram realizadas de maneira remota, com envio de vídeos, imagens e atividades. Neste ano, desde início das aulas, as ações do projeto estão sendo feitas de forma presencial.

No total, o programa está distribuindo em torno de 6.000 mil kits de higiene bucal, com escova, creme dental e fio dental, em todas escolas da rede municipal, beneficiando todos os alunos.
        Dentro das ações com a temática de Saúde Bucal, a classificação de risco bucal e escovação supervisionada tem como principal objetivo fazer o levantamento das condições de saúde bucal dos alunos e encaminhamento para o tratamento odontológico, se necessário.

PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA

O PSE (Programa Saúde na Escola) é resultado de uma parceria entre os ministérios da Saúde e da Educação que tem o objetivo de reforçar a Promoção da Saúde e prevenção de doenças entre os estudantes brasileiros e construir uma cultura de paz nas escolas. Todas as ações do programa são possíveis de serem realizadas, nos municípios cobertos pelas equipes do Saúde da Família. Na prática, o que ocorre é a integração das Redes de Educação e do Sistema Municipal de Saúde.

AS 15 TEMÁTICAS

Prevenção à COVID-19; Combate ao mosquito Aedes Aegypti; Prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas; Promoção de alimentação saudável; Promoção das atividades físicas e corporais; Promoção da saúde e educação sexual e reprodutiva; Avaliação do risco bucal e promoção da higiene bucal; Promoção da cultura da paz, cidadania e direitos humanos; Prevenção dos acidentes de trânsito; Orientação e prevenção à Leishmaniose; Verificação da Situação Vacinal; Avaliação da acuidade visual; Avaliação da saúde auditiva; Orientação sobre os Primeiros Socorros; Saúde mental e prevenção ao suicídio.