Cadip realiza campanha com testagem para HIV e Sífilis

“Fique Sabendo” tem o propósito de conseguir o diagnóstico precoce das infecções

Cadip realiza campanha com testagem para HIV e Sífilis

A Secretaria Municipal de Saúde de Fernandópolis, por meio do CADIP (Centro de Atendimento a Doenças Infecto Parasitárias), realiza a 13ª edição da campanha “Fique Sabendo”, para testagem do HIV e da Sífilis, em celebração ao “Dezembro Vermelho” e ao dia 1º de Dezembro: Dia Mundial de Luta Contra a Aids.

A população é convidada a participar até o dia 4 de dezembro. As ações de prevenção e testagem serão intensificadas em todas as unidades básicas de saúde e no CADIP. Além disso, a equipe de profissionais do CADIP também fará testagens agendadas em empresas do município.

De acordo com a enfermeira do CADIP, Ana Beatriz Barbosa, os exames são indicados para aqueles que nunca fizeram o teste e possuem vida sexualmente ativa; fez sexo oral, vaginal ou anal sem uso de preservativo ou em caso da camisinha ter sido rompida; se tem ou teve alguma IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis); se compartilhou seringas e agulhas; se está grávida ou pretende engravidar. Ela ressalta ainda que o número de diagnóstico de HIV neste ano no município teve um aumento, principalmente no público adulto/jovem.

O teste rápido demora cerca de 15 minutos para sair o resultado. Os tratamentos para essas IST’s são garantidos pela rede de saúde municipal por meio das unidades de saúde e do CADIP.

As equipes de saúde adotarão as medidas de prevenção contra o Covid de forma a proteger usuários e profissionais, sendo obrigatório uso de máscara facial. Para obter mais informações sobre a campanha basta ligar para o telefone (17)3442-7733 ou procure a unidade de saúde mais próxima de sua residência.

Até o mês de novembro de 2020, Fernandópolis registrou 21 casos novos de HIV e tem 365 pessoas em tratamento (uso de medicação ARV).