Poda permanente de árvores é fundamental para evitar problemas elétricos

Cada munícipe deve ser responsável por sua árvore

Poda permanente de árvores é fundamental para evitar problemas elétricos

A poda das árvores é de responsabilidade dos munícipes e um serviço importante para garantir o crescimento saudável da planta e evitar problemas como o contato com a fiação elétrica. A Prefeitura de Fernandópolis disponibiliza em seu site um guia com orientações sobre podas, elaborado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Conselho Municipal de Meio Ambiente.

De acordo com este guia, a poda, na arborização urbana, tem por finalidade básica conferir à árvore uma forma adequada durante o seu desenvolvimento, além de eliminar ramos mortos, danificados ou com doenças/pragas, remover partes da árvore que colocam em risco a segurança das pessoas e retirar partes da árvore que interferem nas edificações ou nos equipamentos urbanos.

No verão, cresce o número de pedidos na Ouvidoria do Município para o serviço de poda de risco, que é aquela que só pode ser realizada pela concessionária de energia elétrica da cidade, devido a proximidade dos galhos com a fiação. É importante destacar que, se a manutenção for feita periodicamente, seguindo todas as regras do guia municipal, não haverá necessidade de uma poda de risco. Por isso, é fundamental que os moradores cuidem de suas árvores.

“Uma árvore mal cuidada e com crescimento desordenado, pode romper cabos, queimar lâmpadas e deixar bairros escuros. Destacamos que no momento, devido às chuvas, os pedidos para poda de risco aumentam significativamente, por isso é importante o cuidado preventivo para diminuir essas ocorrências”, explicou o Ouvidor Municipal, Edmar de Oliveira.

O serviço de poda de risco é solicitado pelo munícipe por meio da Ouvidoria Municipal (0800-772-4550 / 99729-4550) e o pedido segue para ser executado por uma equipe da Elektro.