Projeto ‘Cidade dos Pássaros’ recebe novos ninhos em Fernandópolis

Araras-Canindé já estão se reproduzindo nos ninhos montados pela Prefeitura

Projeto ‘Cidade dos Pássaros’ recebe novos ninhos em Fernandópolis

A Prefeitura de Fernandópolis iniciou em 2017 um projeto para a instalação de ninhos em alguns pontos estratégicos da cidade. Foram escolhidas árvores nas praças Joaquim Antônio Pereira e Aparecida. O principal objetivo do ‘Cidade dos Pássaros’ era gerar oportunidades para que as aves, em especial, as araras-canindé pudessem encontrar abrigo para a reprodução da espécie.

Passados quatro anos e meio de sua implantação, o projeto chegou a vários bairros da cidade, e hoje, os moradores e visitantes já começam a observar um aumento significativo de pássaros sobrevoando a cidade, em especial, uma grande presença das araras-canindé em Fernandópolis.

Nesta semana, cinco novos ninhos foram instalados com o apoio da equipe de paisagismo da Prefeitura, principalmente na praça central. Em breve, o projeto também será levado ao Distrito de Brasitânia. “O Cidade dos Pássaros é uma devolução de tudo aquilo que a natureza nos oferece. Implantamos em Fernandópolis uma experiência em 2017 e fomos observando que tudo deu certo. Com o passar do tempo, estamos constatando o aumento de pássaros e verificando que os ninhos são totalmente funcionais”, destacou o prefeito André Pessuto.

De acordo com o coordenador do projeto Adauto Cassimiro, o objetivo é levar mais casinhas de pássaros aos bairros da cidade e dar continuidade ao monitoramento. “Agradeço ao prefeito André por acreditar nesse projeto e por dar continuidade a ele. Vamos continuar instalando as casinhas, e ainda, monitorando as aves que estão se reproduzindo e consequentemente monitorando seus filhotes”, ressaltou Cassimiro.

FILHOTES E ‘OVINHOS’ ESTAVAM EM NINHO DA PREFEITURA

Ainda nesta semana, durante o monitoramento nos ninhos mais antigos, a equipe da Prefeitura de Fernandópolis encontrou vários ovos de araras num ninho e em outro foram encontrados vários filhotes de araras-canindé.

ARARA-CANINDÉ

A arara-canindé é uma ave também conhecida em algumas regiões como ara-ararauna. É considerada uma das espécies mais espertas da fauna brasileira. Suas populações estão diminuindo em alguns países, por isso, já existem trabalhos específicos para a reprodução da espécie, como o caso de Fernandópolis. Por ser uma ave que se desloca a grandes distâncias durante o dia, entre os locais de descanso e de alimentação, acabam se tornando presas fáceis de outras aves.