Programa ‘Óleo do Bem’ chega à marca de 2.760 litros recolhidos em Fernandópolis

População pode fazer a entrega do óleo sujo de cozinha nas escolas da Rede Municipal

Programa ‘Óleo do Bem’ chega à marca de 2.760 litros recolhidos em Fernandópolis

A Prefeitura de Fernandópolis implantou no início de 2023 o programa ‘Óleo do Bem’ nas escolas da Rede Municipal de Ensino. O projeto foi idealizado por meio de uma parceria do TEM+, com o Instituo Triângulo e a Cerol Óleo Vegetal, com apoio da TVTEM, Cetesb, Sabesp e Prefeitura.

Iniciado em março deste ano, o programa que faz o recolhimento do óleo usado de cozinha, por meio do descarte correto da população, já coletou 2.760 litros. “É muito gratificante observar que esse óleo ganhou a destinação correta em Fernandópolis. Porém, os números precisam melhorar. Para isso é necessária a conscientização da população para que faça a destinação correta”, destacou o secretário municipal de Meio Ambiente, Luiz S. Vanzela.

No último levantamento de outubro foram recolhidos pelo programa ‘Óleo do Bem’ em Fernandópolis a quantidade de 316 litros de óleo. O montando em 2023 representa a preservação de 69 milhões de litros de água, ou 28 piscinas olímpicas. Além disso, o projeto no município recolheu 1.600 garrafas pet que também foram para a reciclagem e distribuídas 3.200 barras de sabão entre a população que fez o descarte correto.

 “Trabalhamos nas escolas a questão da conscientização. A criança absorve de forma rápida a mensagem e ela acaba sendo uma grande divulgadora das ações junto aos familiares. A ideia é que o descarte correto seja sempre mantido e que a cada mês esse número possa aumentar”, comentou a secretária municipal da Educação, Lucimara Rossato.

COMO PARTICIPAR

As escolas da Prefeitura de Fernandópolis possuem uma área para coleta. Basta entregar o material na recepção para um funcionário da unidade que o óleo já ganhará o destino correto para descarte.