Conheça os três pontos de descartes de resíduos sólidos em Fernandópolis

PEV, Distrito Ambiental e Ecoponto de Galhos se tornaram referências no recebimento dos resíduos

Conheça os três pontos de descartes de resíduos sólidos em Fernandópolis

A Prefeitura de Fernandópolis, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, disponibiliza para a população três locais para o descarte correto de resíduos sólidos. Dois destes pontos, inclusive, são utilizados por empresas catalogadas para o descarte de restos da construção civil e profissionais podadores do município.

O mais conhecido pela população é o    PEV (Ponto de Entrega Voluntária) que funciona no prédio anexo da antiga estação ferroviária. Aberto todos os dias da semana, das 7h às 17h, o local é reservado para o recebimento de todos os tipos de lixo eletrônico, animais domésticos mortos, pneus, lâmpadas, colchões e móveis usados, óleo de cozinha, chapas de raio-x, medicamentos vencidos, pilhas e baterias. É importante destacar que o PEV é exclusivo para atendimento de pessoas físicas, ou seja, não sendo aceito materiais entregues por empresas ou prestadores de serviço.

Outro local importante que nos últimos anos passou por uma grande transformação foi o ‘Ecoponto de Galhos’. “Sem dúvidas esse era um dos locais mais assustadores de Fernandópolis. Em 2017 quando assumimos o espaço, a montanha de galhos secos era gigante, algo impressionante. Inclusive, se um incêndio começasse ali seriam dias para controlar. Revitalizamos o espaço, melhoramos as condições do local e hoje o Ecoponto não é mais um problema ambiental de Fernandópolis”, destaca o prefeito André Pessuto.

O ‘Ecoponto de Galhos’ funciona na avenida Teotônio Vilela, (atrás da FEF), de segunda a sexta-feira, sempre das 7h às 17h. O local recebe todos os tipos de resíduos de poda, entre elas: galhos, folhas e gramas. As pessoas físicas podem levar esse material, como também os podadores profissionais. A Prefeitura de Fernandópolis realizou há quatro anos o cadastramento desses profissionais, inclusive oferecendo cursos e o Guia de Poda.

O terceiro ponto de descarte é o mais desconhecido para a população, pois ele recebe os materiais mais volumosos da construção civil, a maioria encaminhada por empresas do segmento, como de caçambas e caminhões basculantes. O Distrito Ambiental funciona no prolongamento da avenida Luiz Brambati, Distrito V, também de segunda a sexta, das 7h às 17h30 e aos sábados das 7h às 11h. Munícipes também podem fazer os descartes em pequeno volume no local. Os materiais mais recebidos no espaço são todos os tipos de restos de construção.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Luiz Sérgio Vanzela, lembra novamente que o descarte irregular em área urbana ou rural é crime ambiental, previsto nas Leis Municipais nº 4.656/2017 e 5.025/2020 que tratam sobre o assunto. “O município de Fernandópolis vem tratando as políticas de descarte de resíduos sólidos com muita seriedade. Estamos atentos e pedimos a colaboração de toda a população para que possamos cada vez mais ter uma cidade limpa, livre de várias doenças que são frutos ,muitas vezes, de descartes irregulares”, lembrou Vanzela.

É importante destacar que Fernandópolis possui a coleta porta a porta do lixo comum doméstico e também do reciclável. “Pedimos essa colaboração também no sentido de que todos façam a separação do lixo doméstico. Precisamos ficar mais atentos, principalmente a questão do reciclável. É fundamental que as famílias criem o hábito de separar o lixo orgânico do reciclável”, finaliza o secretário municipal de Meio Ambiente.

 

Serviço

 PEV - (lixo eletrônico / animais domésticos mortos / pneus / lâmpadas / colchões e móveis usados / latas de tinta / pilhas e baterias / óleo de cozinha / chapas de raio-x / medicamentos vencidos) – LOCAL: R. João Gosselein, nº 408, (ao lado da antiga estação ferroviária) – Aberto todos os dias da semana das 7h às 17h.

ECOPONTO DE GALHOS – (Resíduos de Galhos – folhas, galhos e grama) – LOCAL – Av. Teotônio Vilela. Jd. Vitória (atrás da FEF) – Aberto de seg. a sex. das 7h às 17h.

DISTRITO AMBIENTAL – (Resíduos da construção civil) – LOCAL – Prolongamento Av. Marginal Luiz Brambati, Distrito V) – Aberto de seg. a sex. das 7h às 17h30.